O que é o Google Search Console, para que serve e como podemos aproveitar ao máximo esta ferramenta gratuita

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita criada pelo Google para ajudar a monitorizar, manter e solucionar problemas com o seu website nos resultados de busca do Google. Com várias funcionalidades e ferramentas, assim como relatórios, podemos perceber como o Google “vê” e como ele(Bots), consegue encontrar e rastrear todo o nosso website, para depois nós, consultores de SEO, conseguirmos corrigir problemas de indexação, visualizar dados de tráfego de busca, receber alertas sobre problemas de indexação, spam ou outros problemas no site, que ele vai encontrando.

Em resumo, o Search Console é uma ferramenta essencial e muito importante para webmasters, profissionais de SEO, profissionais de marketing, administradores de sites, programadores web/criadores de aplicativos e muitos outros que possam estar envolvidos com websites, pois fornece informações valiosas para otimizar a presença de qualquer projeto web nos resultados de pesquisa do Google

Para que serve o Search Console

O Search Console é utilizado para medir o tráfego do website, verificar o desempenho das palavras-chave e respetivas páginas, corrigir problemas e receber mensagens do Google sobre o estado do site nos resultados do Google. Dá-nos informações sobre como está o “comportamento” do website apenas e só na pesquisa orgânica, bem como nos ajuda também de como fazer ajustes e assim proceder a diversas melhorias para ajudar o Google.

Possui várias ferramentas para corrigir problemas que possam impedir o bom desempenho do website para que o Google possa confiar e que seguem as boas práticas recomendadas. É uma ferramenta indispensável para monitorizar o desempenho do website nas pesquisas orgânicas e melhorar as classificações na SERP do Google, dando-nos informações exclusivas que apenas estão disponíveis via Search Console

Para utilizar essa ferramenta de maneira eficaz, siga estas dicas:

Acompanhe o tráfego do site: use o Search Console para monitorizar os cliques e as impressões que ocorrem na SERP do seu website e identificar quais as palavras-chave e páginas com maior alcance orgânico. Etc.
Problemas de indexação: o Search Console tem várias ferramentas internas pensadas para corrigir problemas de indexação, como, o número de URLs que o Google já indexou e as que não indexou, erros nos dados estruturados, solicitar a reindexação de conteúdo novo ou atualizado, etc.
Otimizar para dispositivos móveis: Entenda quais páginas do seu site na versão Mobile que possam estar com problemas aos “olhos” do Google e corrija tudo o que o Google possa indicar. Etc.
Use as ferramentas do Search Console: Aproveite as ferramentas disponíveis no Search Console, como a análise de indexação, a experiência, melhorias, segurança e ações manuais, links e até as estatísticas de rastreamento
Mantenha-se atualizado com as últimas tendências de SEO: assim como o algoritmo do Google está em constante atualização, a ferramenta Search Console é igual, a Google está sempre a melhorar as funcionalidades, retira e adiciona outras, sempre para melhorar e ajudar os profissionais do Digital

Como pode ajudar numa estratégia de SEO

A ferramenta, Google Search Console embora seja uma ferramenta poderosa, mas otimizar o seu website para os mecanismos de busca envolve várias práticas dentro do website como fora. Certifique-se de se manter atualizado com as últimas tendências do SEO e continuar aprimorando e melhorando a sua presença nos resultados de busca do Google.

O Google Search Console e o Google Analytics são ferramentas distintas com focos e funcionalidades diferentes:

O Google Search Console é uma ferramenta focada em SEO e com elementos técnicos que ajudam a melhorar a presença de websites nos resultados de busca. Dá-nos insights sobre o desempenho do website na SERP, identifica problemas de indexação, otimiza o site para dispositivos móveis e ainda nos alerta sobre problemas de indexação, spam ou outros problemas.
Por outro lado, o Google Analytics é uma ferramenta voltada para análise do tráfego de websites e do comportamento dos visitantes. Temos dados sobre o público que visita o nosso website, fontes de tráfego, desempenho de campanhas, conversões, entre outros. O Google Analytics é mais abrangente, monitorizando o comportamento dos utilizadores dos diferentes canais, como as redes sociais, e-mail marketing, campanhas publicitárias, etc.

Em resumo, o Google Search Console é mais direcionado para questões técnicas e de busca, enquanto o Google Analytics é mais abrangente, fornecendo insights sobre o comportamento dos utilizadores dos diferentes canais. Ambas as ferramentas são complementares e essenciais para uma estratégia de SEO eficaz.

Problemas técnicos no website

O Google Search Console pode ajudar a identificar problemas de indexação de diversas maneiras, tais como:

  • Relatório de indexação de páginas: o Search Console fornece um relatório que mostra o status de indexação de todos os URLs identificados pelo Google na sua propriedade. Esse relatório pode revelar problemas como páginas indexadas, mas bloqueadas pelo robots.txt ou URLs marcados como “noindex” que impedem a indexação do conteúdo
  • Ferramenta de inspeção de URL: com esta ferramenta, é possível ter acesso a informações detalhadas de rastreamento, indexação e publicação das suas páginas diretamente do índice do Google, o que ajuda a identificar problemas de indexação específicos
  • Identificação de problemas técnicos: além disso, o Search Console pode ajudar a identificar problemas técnicos que afetam a indexação, como páginas com redirecionamento, páginas não encontradas (erro 404) e páginas rastreadas, mas não indexadas no momento

Como ligar o Search Console ao website

Existem muitas formas de fazermos a ligação da ferramenta Google Search Console ao nosso website para começarmos a receber dados orgânicos. Com Plugins do WordPress, sem Plugins ou mesmo em websites que não estão criados em WordPress. É muito simples e fácil fazer as configurações, não necessita saber código. No vídeo em baixo, explico como fazer essa integração:

Como é o Search Console por dentro:

CONCLUSÃO

O Google Search Console é uma ferramenta essencial criada pela Google para webmasters e criadores de sites, profissionais de SEO, profissionais de marketing, administradores de sites, programadores da web e criadores de aplicativos. Ajuda a monitorizar, manter e solucionar problemas relacionados à presença do website nos resultados de busca do Google.

Através de relatórios e ferramentas, o Search Console permite confirmar se o Google consegue encontrar e rastrear o seu website, corrigir problemas de indexação, visualizar dados de tráfego de pesquisa, receber alertas sobre problemas de indexação, spam ou outros problemas no site, e mostrar quais os websites que apontam para o seu.

Em resumo, o Search Console fornece informações valiosas para otimizar a presença de websites nos resultados de busca do Google, sendo uma ferramenta indispensável para aprimorar a estratégia de SEO e a performance.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *