Sou consultor de SEO, de negócios Online, palestrante e formador de Marketing Digital

Olá, sou o Miguel Brandão, vou falar um pouco de mim e quem sou eu. Todo o meu trajecto profissional e também o que fui aprendendo ao longo destes anos, sim no online somos “quase” obrigados a aprender todos os dias para estarmos na linha da frente.

O meu plano de vida atualmente é:

  • Aprender todos os dias
  • Ajudar os outros com a minha experiência que fui adquirindo ao longo do tempo
  • Continuar com esta “paixão” pelo digital e por todo o seu ecossistema
  • Criar mais negócios online
  • Ter tempo para viver a vida
  • E mais algumas coisas… 🙂

Vamos lá então falar mais um pouco de mim, não é que goste muito, mas assim já fica a conhecer o meu trajeto de vida. Por onde eu começo? Quero contar tantas coisas … Bem, vou começar por recuar a 2002/3, onde tudo começou.

Nesses anos a minha curiosidade em ter um espaço meu na Internet e tentar saber como é que isso se fazia, levou-me a começar a aprender do básico! Desde como trabalhar com o Windows para depois aprofundar o conhecimento na Internet.

A ligação à Internet em Portugal nessa altura era um pouco limitada e então a velocidade era muito má! Era aquele momento da “Internet Discada”. Para variar o meu modem era daquelas “onboard” e quando menos esperava, já estava novamente offline… Sou do tempo de estar a navegar na Internet à noite para ficar mais barato, mas por vezes as contas do telefone eram assustadoras… ??

Mas tudo isto começou a evoluir muito rápido e a cada ano que passava conseguíamos ter acessos bem melhores do que em tempos anteriores.

Então, disseram-me que eu teria de aprender HTML para conseguir criar uma página web. A minha fome de aprender fez-me inscrever num curso de HTML e Internet avançada. Com muita informação em folhas de papel, que descrevia as principais tags HTML e como se fazia uma página web bem básica! Foi aí que eu percebi o que queria fazer para meu futuro! Isto em 2002.

Nessa altura eu teria uns 21/22 anos(não me lembro bem) e apenas com o 11º ano, faltando-me 1 ano para acabar o 12ºano para depois seguir para a faculdade onde queria aprender tudo sobre a Internet e tudo à sua volta. Nesse tempo, eu trabalhava numa empresa como controlador de qualidade para conseguir juntar dinheiro entrar no ensino superior e tentar entrar no curso que mais queria.

Ainda me lembro de montar a minha página web com um bloco de notas. Bem básica, com umas tabelas em cinzento e que ao mostrar para os meus amigos, eles nem mostraram interesse nenhum…

Mas eu sabia bem o que queria e qual o caminho a seguir.

Profissionalizando

A partir desse momento comecei a frequentar cursos de criação de sites, vários mesmo! Para além disso fui também aprendendo sozinho com a ajuda de vários fóruns do Brasil, como o iMasters o MXStudio e muitos outros… Acabei o 12ºano e fiz exames nacionais de acesso à faculdade. Entrei no curso superior: Sistemas de Informação e Multimédia.

A partir de 2004 eu e um amigo meu que conheci num curso, abrimos uma empresa de serviços de webdesign. Com o passar dos anos fui percebendo que fazer sites já não satisfazia os clientes: queriam visitas!

Nesses tempos, o Marketing Digital ainda não existia tal como é hoje. O Google foi indicando o caminho e até a forma de criar websites. Foi então que percebi, ao investigar online por formas de atrair tráfego para websites, que existiam técnicas de SEO e que as redes sociais também começavam a entrar no bolo digital.

Tudo isto graças à minha investigação constante na Internet em sites, blogs, fóruns dos E.U.A. e alguns UK.

Pelo meio desisti do meu curso de Sistemas de informação multimédia e mudei para Marketing e Publicidade. Foi aí que tudo começou a ficar mais sério.

Formação superior em Marketing que depois associada ao meu conhecimento do Online, foi mesmo “a cereja no topo do bolo”. Tinha tudo para trabalhar o Marketing Digital.

Mas foi em 2009 que decidi apostar fortemente e aprender tudo e mais alguma coisa relacionada com SEO. Isto porque estive a viver em Espanha durante 6 meses e a estudar na Faculdade de Ciências Sociais na Universidade de Salamanca.

SEO na vida

Foi então que dediquei-me inteiramente ao SEO, até porque já tinhas as bases do marketing e do webdesign e também juntei as redes sociais e as estratégias para as conversões.

Passei por algumas empresas, mas não me sentia feliz e concretizado na vida profissional. Em 2010 abri o blog maiswebmarketing.com com a finalidade de ir partilhando o meu conhecimento com todos os leitores.

A partir daqui deu-se o “boom” do marketing digital e todos os canais à sua volta.

Empreendedor

Então, comecei a apostar em projetos próprios, criando sites de nicho(vários), fazendo testes de SEO, implementado estratégias de marketing digital, testando também diversas ferramentas que vão aparecendo no mercado web. Até que em 2014 arranquei com um projeto de serviços em marketing digital: mkt2digital.pt e em 2015 nasceu o projecto que eu dedico 80% do meu tempo: empresa de SEO apenas focada em serviços apenas de SEO.

Daí para frente posso dizer que foi trabalho duro mesmo.

Eu e Rand Fishkin da ex.Moz em Madrid

Mas valeu bem a pena! E cada vez mais vai crescendo!

Atualmente faço a gestão de mais de 20 projetos web próprios de diversos nichos(para Portugal, Brasil e LATAM), 2 sites de serviços(referidos em cima), entre outros. Mas os o número de novos projetos continuam a crescer. Não esquecendo também os meus clientes que desafiam-me cada vez mais.

Nestes números de projetos não estão contabilizados os websites de clientes que fui gerindo e ajudando a crescer ao longo destes anos.

O Futuro

Atualmente trabalho 100% Online e tenho uma equipa que também me ajuda no crescimento de toda esta minha paixão e negócios online.

  • 1 pessoa no Brasil
  • 4 copywriters (PT, Pt-Br, ES)

O meu objetivo a curto prazo passa por continuar a crescer online e fazer com que todos os projetos atuais e novos cresçam ainda mais!

Mas, também quero viver a vida e usufruir das coisas boas que ela nos dá.

Quer ter um projeto Online se sucesso?

Aprenda com o meu curso: Criar Negócios Online gratuitamente a criar projetos de nicho de sucesso.